Mais antioxidantes: Sais minerais


Sais minerais são nutrientes importantes para o nosso organismo que desempenham função plástica (estrutura física das células) e reguladora. Estes são divididos consoante a quantidade que apresentam no nosso corpo: os que apresentam maior quantidade – macronutrientes (como é o caso do cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, potássio e sódio) – e os de menor quantidade, nomeadamente o cobre, ferro, selénio, zinco, entre outros, designados por microminerais ou oligoelementos.

Cereais integrais são ricos em sais minerais, nomeadamente fósforo

Mas a sua percentagem no organismo não faz com que estes apresentem funções menos importantes que os outros, apenas são necessárias pequenas quantidades para que desempenhem a sua função. Dois bons exemplos são o ferro e o selénio.

O selénio, componente da enzima antioxidante  peroxidase glutationa  desempenha um importante papel no sistema de defesa do organismo. Através da sua capacidade antioxidante, o selénio actua em conjunto com a vitamina E na prevenção de lesões nas células provocadas pelos radicais livres, diminui o risco de doenças cardíacas, ajuda na protecção contra minerais tóxicos, entre outras funções. O ferro por sua vez é um componente fundamental da hemoglobina e de algumas enzimas do sistema respiratório, podendo o seu défice provocar anemia.

Aveia, um alimento rico em selénio

Para além destes existem sais minerais dos quais não se conhecem o seu papel no nosso corpo e outros que não são considerados essenciais, sendo alguns exemplos o ouro, a prata, o bromo e o alumínio.

Para além destas características estes também fazem parte da composição de alguns órgãos como é o caso dos órgãos internos e da medula óssea.

Autora: Juliana

Fontes:

http://www.omundodacorrida.com/saisminerais.htm

http://www.cabuloso.com/Anatomia-Humana/Sistema-Digestorio/Sais-Minerais.htm

http://nutricao.org/sais-minerais

http://en.wikipedia.org/wiki/Selenium

Imagens retiradas de:

http://www.saudeesportiva.com.br/doenca-arterial.php

http://hablandodecocina.com/tag/cereales/

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: