Muito obrigado, radicais livres!


Os radicais livres, como já foram referidos anteriormente (Efeito dos radicais livres na saúde), nem sempre fazem o papel de vilões no nosso organismo. Estes ajudam o nosso organismo na coagulação, na apoptose celular (“suicídio” das células), na cicatrização e no combate de microorganismos.

Dentro dos muitos radicais livres que ajudam o nosso organismo destaca-se o óxido nítrico (NO). Este é um gás solúvel, lipofílico (solúvel em lípidos) produzido pelas células endoteliais (células da camada mais interna dos vasos sanguíneos), macrófagos (células do sistema imunitário) e por um determinado grupo de neurónios.

A produção de óxido nítrico pelas células do sistema imunitário ajudam-no a combater as bactérias, vírus, fungos, entre outros microrganismo, devido à sua capacidade de formar espécies reactivas de azoto, nocivas para estes.

Escherichia coli, uma bactéria responsável pelas gastroenterites

O óxido nítrico também é utilizando pelas células endoteliais devido ao facto deste conseguir relaxar o músculo dos vasos sanguíneos, aumentando o fluxo sanguíneo e o transporte de oxigénio e de nutrientes para as células. Outra característica é o papel que desempenha na erecção do pénis, devido a uma maior irrigação dos corpos carvonosos.

O óxido nítrico apresenta também funções neurotransmissoras, e pensa-se que a sua presença está envolvida na formação da memória. Devido à sua produção por parte das plaquetas, este encontra-se envolvido nos mecanismos de coagulação.

Os radicais livres ainda ajudam nos mecanismos da apoptose (morte celular programada), sendo os radicais livres do oxigénio que estão mais envolvidos neste processo. Por isso, o excesso de antioxidantes no nosso organismo diminui o número de radicais livres, sendo consequentemente prejudicial para a eliminação de células cancerígenas e lesadas.

Autora: Juliana

Fontes:

http://biobioradicais.blogspot.com/2008/11/os-benefcios-dos-radicais-livres.html

http://saude.sapo.pt/artigos/?id=790438

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93xido_n%C3%ADtrico

http://radicaisbiobio.blogspot.com/2008/06/radicais-livres-heris-ou-viles.html

1 Comentário

  1. Carla Raposo said,

    18/01/2010 às 21:00

    Os antioxidantes então também respeitam o ditado popular «Tudo o que é demais não presta». É bom saber!

    Continuação de bom trabalho:

    Carla Raposo


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: