Efeito dos radicais livres na saúde


A presença de radicais livres no organismo deve-se tanto a processos metabólicos (produção de ATP, por exemplo), como por factores externos (factores ambientais tais como a poluição, raios-X, fumo do tabaco, etc). Estes exercem um papel importante para o funcionamento do nosso corpo e podem trazer efeitos benéficos ou prejudicais.

O excesso destes interfere na saúde humana, sendo este aumento denominado por “stress oxidativo”. Este elevado teor de RL (radicais livres) leva à morte/danos de células fazendo com que não haja o desenvolvimento dos tecidos.

Organismo produz RL → RL “roubam” electrões a compostos vizinhos → compostos vizinhos tornam-se instáveis → adquirem electrões de outros compostos → danos nas células

Mesmo que não haja a morte completa das células, os RL podem actuar nas proteínas, glícidos, lípidos, entres outros. Neste último caso (lípidos), pode ocorrer a oxidação degradativa , ou seja, há o endurecimento das membranas celulares havendo assim menos trocas com o meio extracelular, culminando em alterações metabólicas, como o envelhecimento precoce. Em contacto com o nosso material genético pode levar a mutações. Das doenças graves mais conhecidas provocadas pelos RL são a de Parkinson, osteoporose (redução na massa óssea), enfisemas (afecta os pulmões que leva à oxigenação insuficiente das células) e anginas (dor no peito devido a obstruções das veias coronárias).

Na doença de Parkinson há uma disfunção nos neurónios, afectando as sinapses

Mas os RL nem sempre fazem o papel de vilões e podem até preencher funções fisiológicas importantes do organismo, como o combate a microrganismos invasores e o controle da pressão sanguínea. Quando estes são produzidos pelas células de defesa, vão fazer com que retarde as infecções.

Autores: Diogo Verdinho e Carolina Murta *.*

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Radical_livre

http://naturaconsultorasandra.wordpress.com/2009/07/13/radicais-livres-e-a-tecnologia-em-beneficio-da-pele/

http://bioradicaisbio.blogspot.com/2009/06/beneficios-cortados.html

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: